BN Brasil Publicidade 1200x90
11/11/2022 às 11h12min - Atualizada em 11/11/2022 às 11h12min

Nota das Forças é para o Judiciário e Alexandre Moraes

Nota das Forças é para o Judiciário e Alexandre Moraes

A nota divulgada em conjunto pelo Exército, Marinha e Aeronáutica — sem a assinatura do Ministério da Defesa — tem como destinatário o Poder Judiciário e, mais especificamente, o ministro do STF Alexandre de Moraes. Ontem, à noite, Moraes determinou a "imediata liberação" das vias obstruídas por cerca de cem caminhoneiros apoiadores de Jair Bolsonaro que estão em Brasília, além de multa de R$ 100 mil por hora de bloqueio.
 
A decisão do ministro, segundo um oficial que participou da elaboração da nota conjunta das Forças Armadas, foi a "gota d'água" que fez transbordar o "desconforto" dos militares em relação ao que consideram "uma tentativa do Judiciário de constranger pessoas que estão se manifestando democraticamente”.
 
O fato de a nota não ser assinada pelo Ministério da Defesa, de acordo com o oficial, teve o propósito de esvaziar interpretações de que ela seria fruto de uma pressão do governo. "É uma posição dos comandante das Forças. Essa é a mensagem". Segundo o oficial, comandantes de quartéis que ainda estão cercados por Patriotas, estão sendo pressionados "pelo STF, pelo Ministério Público e pelas Polícias Militares" a dispersá-los — algo que, afirma o militar, as Forças não farão. "A nota é um alerta às instituições sobre os excessos que estão sendo cometidos por agentes públicos", afirmou.
 
Ontem à tarde, em reunião do Alto-Comando do Exército, o comandante da Força, general Freire Gomes, já havia dito que as manifestações em frente aos quartéis não deveriam ser reprimidas pelos batalhões.
 
Além da manifestação que reúne cerca de cem caminhões nos arredores do Quartel General do Exército em Brasília, há concentração de Patriotas diante de pelo menos outros três quartéis em capitais: o Comando Militar do Leste, no Rio; o Comando da 6º Região Militar, em Salvador; e o Comando Militar do Sudeste, em São Paulo.
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://bnbrasil.com.br/.
BN Brasil Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp