Jair Bolsonaro (PL) parabenizou Donald Trump pela vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
“Testemunhamos o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro”, afirmou o ex-presidente brasileiro em posicionamento publicado no X (antigo Twitter).
A nota, disponível em inglês e português, celebrou a “vitória épica” do republicano, a quem Bolsonaro chamou de “meu amigo”, “contra tudo e contra todos”. exaltou o “ressurgimento” de Trump após o que chamou de “um processo eleitoral brutal” no pleito presidencial anterior, de 2020, seguido por uma “injustificável perseguição judicial”.
“Que a vitória de Trump inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho”, afirmou Bolsonaro. No texto, o ex-presidente disse ainda que o triunfo do republicano “marca não apenas seu retorno à Casa Branca, mas também o triunfo da vontade popular sobre os desígnios arrogantes de alguns poucos que desprezam nossos valores, nossas crenças e nossas tradições”.
Perseguido no TSE, Bolsonaro também ligou a vitória de Trump nas urnas ao seu futuro político no País. “Talvez em breve Deus também nos conceda a chance de concluir nossa missão com dignidade e nos devolva tudo o que foi tirado de nós. Talvez tenhamos uma nova oportunidade de restaurar o Brasil como uma terra de liberdade, onde o povo é senhor de seu próprio destino”, disse.