Brasileiros veem impunidade na Justiça e apontam leis penais frágeis, mostra pesquisa Genial/Quaest

    30/10/2025 16h21 - Atualizado há 2 semanas

    Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (30) revela um dado contundente sobre a percepção dos brasileiros em relação à Justiça: 86% acreditam que a polícia prende, mas a Justiça solta criminosos por causa de uma legislação fraca. Apenas 11% discordam dessa afirmação.

    O levantamento, intitulado “Prende e Solta”, evidencia o sentimento generalizado de impunidade e o descrédito nas leis penais brasileiras. Segundo o estudo, 1% dos entrevistados declarou não concordar nem discordar e 2% não souberam responder.

    Apesar da percepção de insegurança, 58% afirmaram não conhecer ninguém que tenha sido assaltado ou furtado nos últimos 12 meses. Outros 13% disseram conhecer muitas vítimas, 20% conhecem algumas e 9% apenas uma.

    A violência segue como a principal preocupação nacional, citada por 31% dos entrevistados — um aumento de três pontos em relação ao mês anterior. Na sequência aparecem os problemas sociais (17%), a economia (16%), a corrupção (14%), a saúde (11%), a educação (6%) e o medo de guerra (3%).

    Quando o tema é a atuação da Guarda Municipal armada, 54% acreditam que sua presença ajuda a reduzir a criminalidade, enquanto 46% consideram que não faz diferença.

    O estudo também mostra que 70% dos brasileiros enxergam o crime organizado e a violência como problemas de caráter nacional, e 26% os veem como questões regionais.

    A pesquisa foi divulgada na véspera da megaoperação conjunta das polícias Civil e Militar no Rio de Janeiro, que resultou na morte de 119 pessoas — sendo 115 suspeitos e 4 policiais — nos complexos da Penha e do Alemão.


    Notícias Relacionadas »
    Comentários »
    Comentar

    *Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://bnbrasil.com.br/.
    BN Brasil Publicidade 1200x90