10/03/2023 às 18h01min - Atualizada em 10/03/2023 às 18h01min
“Respeito muito o povo baiano”, disse Pirola contra a fala xenofóbica de vereador de Caxias do Sul
O vereador Jean Pirola (PP) apresentou na sessão ordinária desta terça-feira, 7 de março, moção de repúdio ao vereador de Caxias do Sul (RS), Sandro Luiz Fantinel (sem partido), por sua fala xenofóbica durante sessão ordinária na cidade, na semana passada.
O parlamentar gaúcho fez ataques aos nordestinos, especialmente aos baianos, afirmando que produtores agrícolas da região não devem mais contratar “aquela gente lá de cima”. A declaração se deu no contexto do resgate de cerca de 200 trabalhadores que se encontravam em condições análogas à escravidão na colheita de uvas em Bento Gonçalves (RS), no dia 22 de fevereiro.
“Pelo menos 60% da população de Brusque vem de outras cidades”, comparou Pirola. É inadmissível nós falarmos do povo brasileiro como fosse ‘eles contra nós’, ‘aqueles contra esses’. O povo brasileiro é um só”, acrescentou. Ele também relembrou os casos de xenofobia ocorridos após os resultados da eleição presidencial em 2022.
“Respeito muito o povo baiano. O que seria das nossas empresas brusquenses sem o povo nordestino com o chão de fábrica, a mão de obra, a construção, o eletricista, o pintor, o encanador, com aquela menina que trabalha de sol a sol, que atende aos domingos nos supermercados, ou aquele nordestino que tem uma equipe de trabalho e gera empregos. São mais de 15 mil nordestinos morando em Brusque que recebem e gastam seus salários na nossa cidade, fazem gerar nossa economia”, declarou.
Pirola parabenizou a Câmara Municipal de Caxias do Sul pela votação por unanimidade para a abertura de processo de cassação de Fantinel. Em apartes, os vereadores Jean Dalmolin (Republicanos), Ricardo Gianesini, o Rick Zanata (Patriota) e Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos) registraram indignação em relação ao caso e apoio à moção de repúdio.