BN Brasil Publicidade 1200x90
19/04/2023 às 18h01min - Atualizada em 19/04/2023 às 18h01min

Ministro sombra de Lula é flagrado em imagens durante invasão ao Palácio do Planalto

O general da reserva e ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, entrou no centro de uma polêmica nesta quarta-feira (19) após imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto o mostrarem dentro da sede do Executivo Federal durante a invasão ocorrida em 8 de janeiro deste ano.

G.Dias, como é conhecido, já atuou no comando da segurança pessoal do ex-presidente Lula entre 2003 e 2009, período em que ficou conhecido como a "sombra de Lula". O militar da reserva é um aliado próximo do presidente Lula e foi anunciado para o cargo em dezembro do ano passado.

O general entrou para o Exército em 1969 e possui uma vasta carreira militar, tendo ocupado cargos importantes dentro dos governos do PT, como secretário de Segurança da Presidência da República no governo Lula e chefe da Coordenadoria de Segurança Institucional da ex-presidente Dilma Rousseff.

Durante a campanha eleitoral de 2022, G.Dias auxiliou na montagem dos eventos dos quais Lula participou. Em janeiro deste ano, foi revelado pelo Estadão que o GSI, sob o comando do general, dispensou por escrito o pelotão de 36 homens do Batalhão da Guarda Presidencial cerca de 20 horas antes da invasão do Palácio do Planalto.

A presença do ministro-chefe do GSI durante a invasão do Palácio do Planalto levantou questionamentos sobre seu papel no episódio e sua responsabilidade na segurança do local. O assunto deve continuar gerando debates e repercussões nos próximos dias.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://bnbrasil.com.br/.
BN Brasil Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp