Em seu primeiro evento público desde que voltou dos Estados Unidos, em março, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) discursou, nesta segunda-feira (1), na abertura da AgriShow 2023, feira do agronegócio que acontece em Ribeirão Preto (SP).
Ele criticou a demarcação de novas terras indígenas feita por Lula (PT) e elogiou os agricultores. “Vi agora as homologações de terras indígenas assinadas pelo cidadão que ocupa a Presidência. Uma delas, de 30 mil hectares, tem só 9 indigenas. Algo não está certo. Vocês sabem como eu tratei essas questões. Nunca tive má vontade com indigenistas, eu tentei permitir que os indigenas explorassem suas propriedades”, afirmou Bolsonaro, na abertura da Agrishow.
Na última sexta-feira (28), o petista assinou a homologação de seis territórios indígenas, última fase para que um território indígena seja reconhecido. As terras homologadas ficam nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás e Rio Grande do Sul.
“Existem 400 pedidos de demarcações de terras indígenas e mais de 3 mil comunidades quilombolas. Se 10% forem atendidos, para onde irá o agronegócio?”, questionou o ex-presidente.