Na sessão ordinária desta terça-feira, 9 de maio, o vereador Jean Pirola (PP) discorreu sobre a cassação dos mandatos do prefeito Ari Vequi (MDB) e do vice-prefeito Gilmar Doerner (Republicanos) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por cinco votos contra dois, a corte considerou que a chapa cometeu abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2020, quando recebeu o apoio do empresário Luciano Hang.
O parlamentar disse que os motivos que levaram à cassação de Vequi diferem das razões que culminaram no afastamento de Paulo Eccel (PT) da Prefeitura em 2015. “Aqui é um prefeito que sai de mãos limpas, por que foi cassado não por um processo dele, mas por uma decisão política pra atingir terceiro, [...] diferente do outro, que foi cassado porque utilizou dinheiro público pra fazer campanha extemporânea. A última condenação [de Eccel], em 2021, em segunda instância, cassou os direitos do ‘ex-cassado’ por mais cinco anos. Talvez ele vai disputar as eleições [suplementares] sob liminar, coisa que sempre falava de um ex-prefeito e agora faz o mesmo”.
Em 2022, pontuou Pirola, a cantora Anitta, “com 6,9 milhões de visualizações”, fez “campanha extensiva” para o então candidato à presidência Lula (PT). “Vão cassar o Lula também?”, questionou. “O Magazine Luiza fez propaganda extensiva. Vão cassar o Lula também? São perguntas que a gente deixa no ar”.
Para ele, tanto a cassação de Eccel como o impeachment de Dilma Rousseff (PT), em 2016, foram injustos. “Foram cassações políticas que não deveriam ter acontecido, porque interrompem uma escolha democrática”, prosseguiu, emendando a seguir comentário sobre a medida que atingiu Vequi e Doerner. “Esses que lá decidiram conhecem Brusque? Conhecem a nossa cidade? Conhecem a nossa realidade? Conhecem o que acontece aqui? Brusque não é a cidade do Luciano Hang. Brusque é a cidade do povo brusquense. Tem muita diferença. Luciano Hang é um cidadão igual a qualquer um de nós e todos nós sabemos os motivos da cassação do prefeito Ari Vequi”, defendeu.
“Injustiças, como a vereadora [Marlina Oliveira] falou, tem várias. Por exemplo: o desvio de milhões de reais de respiradores. Esses milhões de reais desviados da Saúde Pública poderiam tirar as pessoas das filas, contratar novos médicos, poderia ter um incremento gigantesco na Saúde brasileira, não só na brusquense”, apontou o edil. “Essas injustiças estouram na pele do povo brasileiro, mas a maior das injustiças é o que a própria Justiça vem fazendo no nosso país. O que é a Constituição Federal do Brasil? Hoje, apenas um livro, um apanhado de artigos, incisos, parágrafos e alíneas que não serve mais pra muita coisa”.