A prefeitura de Brusque, por meio da Defesa Civil, em parceria com o Corpo Bombeiros de Brusque, iniciou treinamentos de simulação de evacuação por incêndio nas escolas municipais. O primeiro treinamento ocorreu nesta quinta-feira (11) na escola Padre Luiz Gonzaga Steiner, Padre Vendelino Wiemes, João Hassmann e professora Isaura Gouvêa Gevaerd. O projeto ocorre com os 4° anos de 23 escolas municipais, sendo ele dividido em 4 encontros.
O coordenador da Defesa Civil de Brusque, Edvilson Cugik, explicou como funciona o treinamento. “A gente leva uma máquina de fumaça para escola, para simular a situação de incêndio, para as crianças aprenderem a sair protegendo as vias aéreas, se abaixarem e procurarem um local seguro. O trabalho conta com a participação dos Bombeiros de Brusque,” disse.
O treinamento de evacuação nas escolas tem como objetivo promover a cultura da prevenção. Os alunos e funcionários que participam do treinamento aprendem a importância de estar preparados para lidar com situações de emergência e a agir de forma responsável para garantir a segurança de todos.
Etapas: A simulação envolve uma série de medidas, como a criação de um plano de evacuação, a identificação de rotas de fuga e a realização de simulados. O plano de evacuação deve levar em conta o layout da escola, o número de alunos, a presença de pessoas com necessidades especiais, entre outros fatores.
1°Encontro: O que é a Defesa Civil?
2° Encontro : Eventos adversos.
3°Encontro: Percepção de risco e área de risco.
4° Encontro: Simulação de evacuação por incêndio ( toda a escola participa).
O projeto prevê que os simulados sejam realizados regularmente, isso para garantir que todos estejam preparados para agir em caso de emergência, já que o treinamento pode ajudar a promover a cultura da prevenção.