BN Brasil Publicidade 1200x90
21/06/2023 às 19h02min - Atualizada em 21/06/2023 às 19h02min

Jean Pirola volta a questionar a localização e o estado de conservação de esculturas

Na sessão ordinária desta terça-feira, 20 de junho, o vereador Jean Pirola (PP) voltou a cobrar da Prefeitura explicações a respeito da localização e do estado de conservação das mais de 100 obras de arte resultantes dos sete simpósios internacionais de esculturas de Brusque, realizados todos na primeira década dos anos 2000. Em março, o parlamentar endereçou via requerimento uma série de questionamentos sobre o assunto ao Poder Executivo. As indagações foram respondidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo no mês seguinte. 
 
De acordo com Pirola, a resposta o preocupou. “Apenas 94 esculturas foram informadas, ou seja, 12 eu vou ter que procurar pra saber onde estão. Informaram, também, que a Cultura tem um cargo de especialista na área de obras de arte que está vago desde 2010, o último diagnóstico para saber o estado de conservação das obras foi em 2014 e que o valor [deste acervo] é inimaginável, são obras únicas no mundo”, ressaltou.
 
Em setembro de 2021, o edil propusera ao governo que todas as obras oriundas dos simpósios fossem reunidas no Parque das Esculturas Ilse Teske e arredores. “O Município sequer sabe onde estão todas elas, quem cuida, de que forma cuida, quantas estão quebradas, pichadas, qual a desvalorização do patrimônio público. Não vieram essas respostas, nem em 2021 e nem agora, porque não se tem esse levantamento e nem um profissional da área. Nós vemos o amadorismo, infelizmente, em alguns setores do município, dentre eles, a Cultura, na questão das obras de arte”, criticou. 
 
 Nos telões do plenário, Pirola exibiu fotografias de uma das obras e apontou intervenções indevidas causadas ao trabalho - que foi pintado de branco, pela Prefeitura, para esconder pichações. “Acabaram com esta obra de arte. Não sou da área, mas dificilmente vão recuperá-la”. Outras peças teriam sido submetidas a equívocos semelhantes. “Isso é inadmissível com o patrimônio público”, disse o vereador.  
 
Texto: Talita Garcia/Imprensa Câmara Brusque.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://bnbrasil.com.br/.
BN Brasil Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp