BN Brasil Publicidade 1200x90
30/06/2023 às 07h54min - Atualizada em 30/06/2023 às 07h54min

Quem são os pré-candidatos dos partidos para eleição a prefeito de Brusque

Por Thiago Facchini - JornalOMunicípio

Os partidos de Brusque estudam nomes para concorrer a prefeito e vice da cidade na eleição de setembro. Na semana passada e nesta semana, a reportagem do jornal O Município entrou em contato com os presidentes dos partidos que, nos bastidores, estão envolvidos nas articulações e podem lançar candidatos.
 

Entre os nomes citados estão Alessandro Simas (PP), André Vechi (DC), André Zen (Novo), Paulo Eccel (PT) e William Molina (MDB). Além destes, há outras menções, como Luciano Camargo (União), Moacir Giraldi (União) e Leonardo Schmitz (União). Confira a situação dos partidos:

Movimento Democrático Brasileiro (MDB)

O MDB, partido de Ari Vequi, deve apoiar o secretário de Fazenda, William Molina (MDB), na eleição. Molina é o presidente do diretório municipal do MDB e, segundo ele, a indicação partiu do próprio Ari em encontro regional do partido.

“Meu nome realmente está à disposição do partido para concorrer como candidato a prefeito”, afirma. Molina comenta que foram iniciadas tratativas com alguns partidos, e cita PP, Podemos e Republicanos.

Novo

O partido Novo também pretende participar da eleição. A legenda ainda não definiu se vai lançar um candidato a prefeito ou a vice. Segundo o então líder do Novo em Brusque, Jean Werner, o empresário André Zen é cotado para a disputa.

“Fizemos uma reunião do Novo no dia 20 de junho. Conversamos bastante com o empresário André Zen. Temos a intenção de lançar um nome a prefeito ou vice. O André colocou o nome à disposição”, afirma.

Jean exerceu a função de líder do partido na cidade até a data do encontro, quando o comando da legenda foi alterado. Quem assume o Novo em Brusque agora é Claudemir Marcolla, gestor executivo da CDL.

Partido dos Trabalhadores (PT)

O presidente do PT de Brusque, Cedenir Simon, afirma que a sigla mantém conversas com todos os partidos da cidade, com exceção do PL. Ele reconhece que o principal nome do partido cotado para a disputa é o do ex-prefeito Paulo Eccel.

“O normal, para nós, é ter a candidatura do Paulo, mas estamos falando com todos os partidos. A depender de como está o cenário, podemos reavaliar. O nosso principal nome é o Paulo, mas se ele vai ou não ser candidato depende do cenário”, diz.

Partido Social Democrático (PSD)

A reportagem entrou em contato também com o vice-presidente do PSD local, Henrique Ávila, que afirma que deve assumir o comando do partido em Brusque em breve. Henrique confirma o apoio do PSD ao prefeito interino André Vechi na eleição.

“Vamos apoiar o André Vechi”, diz. Além disso, o vice-presidente da legenda conta que o apoio é “martelo batido” e, inclusive, já conversou com o deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD-SC) sobre o assunto.

Antes da eleição ser marcada, o presidente atual do PSD, Marciano Giraldi, disse que novas conversas deveriam surgir com as definições da disputa eleitoral. No entanto, ele confirmou que, atualmente, o PSD presta apoio à administração provisória de André Vechi.

“Tudo caminha para que haja um acerto. Temos conversado muito com o André. Creio que precisamos dar todo apoio a ele nesse momento para administrar a cidade. Abrindo uma nova eleição, teremos toda uma nova conversa”, disse Marciano, na semana passada.

Progressistas (PP)

O PP tem o vereador Alessandro Simas como pré-candidato a prefeito. O presidente da legenda em Brusque, Eduardo Hoffmann, afirma que o partido tem interesse em compor com o grupo de Ari Vequi e de André Vechi.

“Queremos compor com o atual governo e com o governo do Ari. Deste grupo, então, sairiam os candidatos a prefeito e vice”, comenta Eduardo.

Partido Liberal (PL)

Procurado pela reportagem de O Município, o PL não divulgou informações sobre a situação do partido quanto ao planejamento para a eleição até o fechamento da matéria. No entanto, O Município apurou que a legenda deve apoiar André Vechi. Há possibilidade do PL indicar o vice da chapa. O vereador André Batisti, o Deco (PL), é cotado.

União Brasil

O presidente do União Brasil, Jones Bosio, afirma que a legenda vem realizando reuniões. Até antes da eleição ser marcada, o partido respeitava a possibilidade de Ari Vequi retornar ao cargo, conforme disse Jones na semana passada.

Ainda segundo o presidente do União, entre os nomes do partido que podem participar da disputa estão Luciano Camargo, ex-diretor-presidente do Samae de Brusque; Moacir Giraldi, ex-vereador; e Leonardo Schmitz, diretor-presidente do Ibplan.

Outros partidos

A reportagem entrou em contato também com os presidentes dos diretórios municipais de DC, PSC, PSDB e Republicanos, que não informaram ao certo os rumos dos partidos quando se trata da eleição.

Além dos partidos, o ex-prefeito José Luiz da Cunha, o Bóca, também é cotado para disputar o cargo. Ele é filiado ao Republicanos. Ao jornal O Município, Bóca confirma que está com o nome à disposição, mas aguarda o desenrolar da eleição para se manifestar.

O Patriota deve apoiar André Vechi, conforme detalha o vereador Rick Zanata (Patriota). O parlamentar, que é o único representante do partido na Câmara, trata o apoio do Patriota a André Vechi como “confirmadíssimo”.

Também ao jornal O Município, Ari Vequi confirmou que tem preferência pelo nome de William Molina como candidato a prefeito pelo MDB. Durante a gestão de Ari, interrompida em maio após a cassação, Molina era o braço direito do então prefeito.

*Por Thiago Facchini - JornalOMunicípio


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://bnbrasil.com.br/.
BN Brasil Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp