Além de possível nome para concorrer ao Palácio do Planalto em 2026, caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tente a reeleição, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA), agora aparece um dos cotados para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
O entorno de Lula já vinha sinalizando que o ex-Juiz só não seria indicado ao posto se não quisesse, mas agora Dino ganhou mais um apoio de peso, o do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
De acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, em uma conversa reservada com o presidente, o magistrado elogiou o ministro da Justiça e afirmou que ele seria um bom nome para substituir Rosa Weber, que se aposenta em outubro.
Conforme relataram interlocutores de Lula, o chefe do Executivo disse ter ficado surpreso com a referência de Moraes a Flávio Dino. Segundo a publicação, o elogio não foi lido como uma campanha pelo ministro da Justiça, mas sim um sinal de que ele não encontraria resistência entre os atuais membros da Corte, no caso de uma eventual indicação.
Ainda de acordo com a coluna, nos bastidores, o indicativo de Alexandre de Moraes alavancou o nome de Dino, que embora não esteja pleiteando a vaga no STF, poderia aceitar a indicação do presidente Lula.