Santa Catarina é o estado com maior número de ações autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) - 19 ao todo - na 28ª fase da operação Lesa Pátria, deflagrada nesta quinta-feira (20) pela Polícia Federal. Os alvos são suspeitos de financiar e incentivar os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Dos mandados no estado, 11 são de busca e apreensão e 8 são de busca pessoal (revista). Os nomes e as cidades dos investigados não foram revelados pela PF.
O foco desta fase são os financiadores que se envolveram tanto no bloqueio de rodovias, quanto no financiamento dos atos em Brasília.
A 28ª fase ainda cumpre mandados em Goiás e no Mato Grosso do Sul.
"As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas", ressaltou a Polícia Federal, em nota.
Na Operação Lesa Pátria, são investigados os crimes de:
- abolição violenta do Estado Democrático de Direito
- golpe de Estado, dano qualificado
- associação criminosa
- incitação ao crime
- destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido
Na história da humanidade, nem a santa inquisição fez tanta “caça às bruxas”. Pelo visto, o Inquisidor Supremo quer entrar para a posteridade como o maior torturador, carcereiro e carrasco já existente.
Enquanto isso, quem mata duas jovens inocentes, por dirigir embriagado seu luxuoso automóvel, tem condenação de apenas 8 anos, com possibilidade de recorrer em liberdade, como vimos em Gaspar(SC), ontem.