BN Brasil Publicidade 1200x90
01/03/2022 às 18h46min - Atualizada em 01/03/2022 às 18h46min

União Europeia deve apoiar investigações sobre crimes de guerra da Rússia

Crimes de guerra da Rússia

A União Europeia (UE) deve dar total apoio para que o Tribunal de Haia investigue possíveis crimes de guerra da Rússia na invasão da Ucrânia. A declaração é de Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu.

“Vamos apoiar a jurisdição do Tribunal de Haia para investigar crimes de guerra na Ucrânia e para responsabilizar o presidente russo, Vladimir Putin e o presidente belarusso, Alexander Lukashenko”, disse Roberta ao abrir a sessão plenária extraordinária do PE nesta terça-feira, 1º. Em sua opinião, o bloco está “diante de uma ameaça existencial à Europa que conhecemos”.

“Reconhecemos a perspectiva europeia da Ucrânia e, conforme estabelece nossa resolução e como já disse ao presidente [ucraniano Volodymyr Zelensky], levaremos em conta a solicitação ucraniana de ingresso na União Europeia”, declarou. “Trabalharemos neste sentido porque temos que enfrentar o futuro em conjunto”.

Roberta disse ainda que a “Europa não pode continuar dependendo do gás vendido pela Rússia” e nem ter sua segurança energética “nas mãos de autocratas”. Ela também “falou em lutar contra campanhas de desinformação do Kremlin” e em limitar o poder dos oligarcas russos na UE.

“Os oligarcas de Putin, aqueles que o financiam, não devem continuar utilizando seu poder econômico para se esconder em nossas cidades ou clubes esportivos atrás de uma falsa respeitabilidade”, disse Roberta. “Seus iates não devem poder entrar em mais nenhum porto da Europa e não podemos continuar vendendo passaportes [e a cidadania] aos amigos de Putin”.

Crimes de guerra da Rússia:

A Ucrânia se defende de uma invasão russa que teve início na quinta-feira 24. Imagens do conflito mostram residências sendo atingidas pelo exército russo. No sábado 26, o governo ucraniano divulgou que quase 200 civis já haviam sido mortos, sendo três crianças.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://bnbrasil.com.br/.
BN Brasil Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp