O pedido de urgência do PL 2.858/2022, que anistia os condenados pelos atos extremistas do 8 de Janeiro, conta atualmente com as assinaturas de 240 deputados, sendo 14 dos 16 parlamentares de Santa Catarina. A estratégia de Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do PL na Câmara, é coletar assinaturas de ao menos 257 congressistas.
Se conseguir, o requerimento de urgência seria colocado automaticamente em votação. Se aprovado, o texto pode ser votado direto no plenário, sem passar por comissões, o que aceleraria sua tramitação.
Após o ato realizado na Avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo (6), o movimento pró-anistia ganhou força. Deputados bolsonaristas passaram a pressionar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para pautar a urgência. Sóstenes disse que o tema seria pautado “querendo ou não”.
O PL, partido de Bolsonaro, concentra o maior apoio: 88 de 92 deputados da bancada já assinaram a urgência. PP e União Brasil, ambos com ministérios na Esplanada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vêm na sequência, com 33 assinaturas cada um.
Quem assinou
Caroline de Toni (PL)
Valdir Cobalchini (MDB)
Daniel Freitas (PL)
Daniela Reinher (PL)
Fábio Schiochet (União Brasil)
Geovana de Sá (PSDB)
Gilson Marques (Novo)
Ismael dos Santos (PSD)
Jorge Goetten (Republicanos)
Julia Zanatta (PL)
Luiz Fernando Vampiro (MDB)
Rafael Pezenti (MDB)
Ricardo Guidi (PL)
Zé Trovão (PL)
Quem não assinou
Pedro Uczai (PT)
Ana Paula Lima (PT)