Um caso ocorrido na HAVAN de Manaus(AM) está ganhando repercussão nacional. A HAVAN anuncia há anos que todas as suas lojas são monitoradas 24 horas por dias e que práticas criminosas não são toleradas. Todos os meses, geralmente na primeira quinzena, a HAVAN divulga as ocorrências em suas redes, em vídeo que denomína-se 'AMOSTRADINHOS', em que uma copilagem dos principais casos são expostos. No último domingo(13), mais um AMOSTRADINHOS foi ao ar e, imediatamente, ganhou repercussão nacional.
Um dos casos que mais geraram manifestações, foi o ocorrido em Manaus(AM). O ex-candidato a vice-governador do Amazonas, presidente do diretório municipal de Manuas do PDT e secretário municipal de infraestrutura de Presidente Figueiredo (AM), Cláudio Machado, conhecido como “Machadão”, foi flagrado por câmaras da loja Havan, situada na Avenida das Torres, Parque 10 de Novembro, Zona Centro-sul de Manaus, retirando um produto da gôndola, colocando o item em outra caixa para pagar 82% mais barato.
“Machadão” foi candidato ao cargo de vice-governador do estado amazonense pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) pela chapa da defensora pública Carol Braz (PDT) nas Eleições de 2022.
No vídeo , "Machadão" aparece pegando o produto que estava na parte superior de uma gôndola que, segundo a empresa, custa R$ 749,90 e colocando o mesmo produto em uma outra caixa, que ele retira de outra gôndula, cujo valor é R$ 129,90. Posteriomente, ele dirige-se ao caixa, e leva um produto de quase 750 reais por 130, porque escondeu o mesmo na caixa do mais barato. Toda sequência em imagens registrada.
"Machadão" chegou a fazer Nota dizendo que se tratava de um 'equívoco', mas na manhã desta segunda-feira(14), o Prefeito de Presidente Figueiredo exonerou Claudio Machado do cargo de secretário, expediendo uma Nota Oficial em que repreende a conduta e afirma não pactuar com tais práticas.
Que fique a lição: Não pratique crime, pois na HAVAN, você pode ir parar no AMOSTRADINHOS!