Há quase uma ano, a imprensa já especulou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) traçava um plano para 2026: eleger seus filhos e a esposa Michelle Bolsonaro ao Senado, como forma de pavimentar pautas da direita, incluindo pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
À época, a Folha de S.Paulo revelou que um dos focos mais evidentes era abrir caminho para o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ). Como alternativa ao Rio de Janeiro — onde já atua o irmão Flávio, que tentará a reeleição —, Carlos poderia disputar por Santa Catarina ou Mato Grosso.
Agora, O Globo reforça a articulação, acrescentando um novo elemento: Jair Bolsonaro gostaria que Carlos disputasse o Senado por Santa Catarina ou até por São Paulo.
A possível candidatura de Carlos em outro estado fortalece uma hipótese estratégica: o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), atualmente nos Estados Unidos, seria o nome da família ao Palácio do Planalto, caso o ex-presidente não reverta sua inelegibilidade até 2026.
Para viabilizar uma candidatura ao Senado por Santa Catarina — onde o PL já trabalha o nome da deputada federal Caroline de Toni para a chapa majoritária do governador Jorginho Mello —, Carlos Bolsonaro precisaria transferir seu domicílio eleitoral até seis meses antes da eleição.
Essa mudança, por ora, o afastaria de uma eventual eleição suplementar no estado, caso o senador Jorge Seif (PL) perca o mandato no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde responde por abuso de poder econômico nas eleições de 2022. O julgamento deve ocorrer em breve.
Outros Bolsonaros na disputa 2026
Carlos não será o único membro da família a disputar uma vaga no Senado. Michelle Bolsonaro é cotada para concorrer ao cargo pelo Distrito Federal, também pelo PL. Eduardo Bolsonaro, antes cotado para o Senado por São Paulo, pode assumir o papel de presidenciável caso a inelegibilidade do pai se mantenha. Flávio Bolsonaro, deve buscar a reeleição pelo Rio de Janeiro.
Se a estratégia for concretizada, a família Bolsonaro pode conquistar até quatro cadeiras simultâneas no Senado Federal.
Vale lembrar que um Bolsonaro já estará em disputa em Santa Catarina nas eleições de 2024. Jair Renan, transferiu o domicílio para Balneário Camboriú, onde é vereador.
Mas, desta vez, caso se confirme a candidatura de Carlos Bolsonaro ao Senado por Santa Catarina, a movimentação deve gerar repercussão entre os filiados do PL no estado — especialmente diante da disputa interna por espaço na chapa majoritária estadual.