BN Brasil Publicidade 1200x90
07/12/2022 às 17h17min - Atualizada em 07/12/2022 às 17h17min

Forças Armadas do Peru rejeitam Golpe de Estado do presidente de esquerda Pedro Castillo

Forças Armadas do Peru rejeitam Golpe de Estado do presidente de esquerda Pedro Castillo

As Forças Armadas do Peru, por meio do Comando Conjunto, rejeitaram em nota “qualquer ato contrário à ordem constitucional estabelecida”, referindo-se ao golpe de Estado desferido cerca de duas horas antes pelo atual presidente de esquerda Pedro Castillo, ao “dissolver o Congresso” e instalar “um governo de exceção” no país, além de decretar toque de recolher em todo o país.

Os congressistas peruanos agiram rápido diante do anúncio de Pedro Castillo no Peru, que dissolveu o Congresso nesta quarta-feira, 7, e destituíram por 101 votos a favor, seis contra e 11 abstenções, o líder do poder por ‘incapacidade moral’ após uma tentativa de golpe de Estado ao anunciar a dispensa do Legislativo e a formação de um “governo de emergência excepcional” no país. 

Isso, depois que Pedro Castillo anunciou um golpe pela dissolução do Poder Legislativo horas antes de ser debatida sua terceira moção de vaga por incapacidade moral.

“As Forças Armadas e a Polícia Nacional do Peru respeitam a ordem constitucional estabelecida; O artigo 134.º da Constituição Política estabelece que o Presidente da República tem poderes para dissolver o Congresso, se este tiver censurado ou negado a sua confiança em dois Conselhos de Ministros» , indicaram em comunicado publicado na tarde de 7 de dezembro.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://bnbrasil.com.br/.
BN Brasil Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp