BN Brasil Publicidade 1200x90
07/12/2021 às 20h29min - Atualizada em 07/12/2021 às 20h29min

Educando com Criatividade

EDUCAÇÃO

Um projeto muito belo foi desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Augusta Dutra, pela Professora Érica Garcia, com a Monitora Néia Muniz. Exemplo de criatividade e de como superar desafios, elas mesmas contam como foi, acompanhe:

“Com os desafios do retorno a rotina escolar este ano ainda passando pela pandemia, as escolas do Município iniciaram 2021 através do ensino híbrido.  As turmas do 3º ano A e C da E.E.F. Augusta Dutra de Souza aceitaram a missão do retorno as aulas com garra e criatividade para receber as crianças e, fazer de tudo, para resgatar o tempo que foi preciso ficar em casa.

A plataforma de Ensino à distância, Moodle, se tornou “A toca do coelho de Alice”, projeto integrador que passava por todas as disciplinas trazendo conteúdos, atividades e jogos pedagógicos.  Dialogando diretamente com o clássico da literatura “Alice no País das Maravilhas”, a proposta era oferecida não apenas aos alunos que optaram por permanecer com o ensino em casa mas, a todos, para trazer o estímulo de mesmo durante a semana não presencial na escola  estar praticando os jogos propostos.

Outro projeto, em língua portuguesa, trouxe o contato com os clássicos de um dos nossos maiores compositores nacionais através de um coral na turma formado pelo repertório de Antônio Pecci Filho, “Toquinho”. As crianças ficaram apaixonadas! Entre as músicas favoritas cantadas estão “A bailarina”, “Aquarela” e “O pato”.

Mas nenhum dos projetos fez tanto sucesso quanto a apresentação e o desafio de montarem o “Cubo Mágico”! Entre uma atividade e outra, um pouco de distração, jogo e técnica, no início do ano a professora Érica apresentou o cubo mágico para os alunos desafiando a turma a realizar a brincadeira com muita rapidez.  Se tornou uma febre entre eles, expandindo até para outros alunos da escola.  O resultado foi além do esperado.  Por se tratar de um desafio muito complexo, a ideia inicial da professora era começar apresentando alguns passos, mas, ao longo do ano apesar da pouca idade, os alunos foram dominando os movimentos e logo já estavam montando todo o cubo, passando o desafio para cronometrarem e descobrirem quem conseguia montar mais rápido.
O cubo mágico ajuda a aprimorar a leitura; desenvolver a interpretação; aumentar a auto-estima; incentivar o interesse e a iniciativa; melhorar o raciocínio lógico e potencializar a concentração. E, por consequência, admirar mais a matemática.

Com o gosto crescente da turma pela matemática passou-se a realizar pequenos campeonatos de tabuada com premiação e medalhas.  A evolução foi surpreendente! E hoje ao perguntar-lhes qual a matéria que mais gostam de estudar. A maioria responde, matemática!”
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://bnbrasil.com.br/.
BN Brasil Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp