BN Brasil Publicidade 1200x90
28/09/2023 às 18h33min - Atualizada em 28/09/2023 às 18h33min

Poder Legislativo reverencia os 70 anos da Sociedade Amigos de Brusque e o legado de presidentes da entidade

O Legislativo brusquense homenageou na sessão ordinária desta terça-feira, 26 de setembro, com a Comenda do Mérito Institucional, a Sociedade Amigos de Brusque (SAB), mantenedora do Museu Casa de Brusque, pela passagem dos 70 anos de fundação da entidade (1953-2023). 
 
A dedicação do atual presidente da SAB, Ricardo Vianna Hoffmann, e dos ex-presidentes vivos da instituição para com o resgate, a preservação e a divulgação do acervo documental, fotográfico, bibliográfico e de objetos da história do Vale do Itajaí-Mirim também foi lembrada. Assim, Hoffmann, Antonio Cervi, Marcelo Baron, João José Leal e Ricardo José Scharf receberam, cada um, uma Comenda do Mérito Municipal. 
 
As homenagens foram propostas por meio dos requerimentos nº 150/2023 e nº 153/2023, ambos de autoria do presidente da Câmara Municipal de Brusque, vereador Deivis da Silva, o Deivis Junior (MDB). As proposições foram deliberadas pelos parlamentares e aprovadas por unanimidade no mês de agosto.
 
Na tribuna, Hoffmann exaltou a memória de Ayres Gevaerd, um dos idealizadores, fundadores e primeiro presidente da entidade. “Ele sonhou a Casa de Brusque. [...] O Ayres, sim, é a grande referência, é o nosso norte, é a nossa bússola”, disse, para depois ler parte de um texto escrito pelo próprio Gevaerd, onde ele expõe vivências pessoais e razões que motivaram a criação do museu histórico. 
 
Em seguida, o orador enalteceu a atuação de conselheiros, diretores e do Conselho Editorial da SAB, bem como daqueles que se dedicam a registrar a história local, e agradeceu pelas honrarias legislativas. “Em nome dos ex-presidentes, da Casa de Brusque, da sua diretoria, conselheiros, associados e de todos aqueles que participam, cuidam da história, eu agradeço imensamente essa homenagem que nos é conferida”, afirmou.
 
Leal também ocupou a tribuna. “Gostaria de dizer da satisfação de todos nós (...) de ver que os vereadores da nossa cidade estão prestigiando, reconhecendo a importância da história da nossa cidade. Quem não conhece o passado, se não estiver cego para o futuro, certamente terá o seu olhar nublado, porque a história, o passado, é que nos dá, pela experiência vivenciada, conhecida, uma certeza maior para que nós possamos caminhar no futuro. E a Casa de Brusque tem essa função de preservar a história da nossa cidade”, declarou.
 
Assista ao pronunciamento de Ricardo Vianna Hoffmann: https://youtu.be/JKH34CfuCP8 
Assista ao pronunciamento de João José Leal: https://youtu.be/aJ_LpKTKjdo 
 
Texto: Talita Garcia/Imprensa Câmara Brusque.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://bnbrasil.com.br/.
BN Brasil Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp