BN Brasil Publicidade 1200x90
22/11/2023 às 18h17min - Atualizada em 22/11/2023 às 18h17min

Jean Pirola pede estudos para atualização das cotas de cheias em Brusque

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 21 de novembro, ao repercutir os danos causados pelas últimas chuvas em Brusque, o vereador Jean Pirola (PP) recomendou que a administração municipal realize estudos para atualização das cotas de cheias em Brusque.

Ele relatou que, em algumas regiões de Brusque, houve divergência entre os dados oficiais sobre as cotas de cheias disponibilizadas no site da Defesa Civil - ou seja, a altura que o rio deve alcançar além do nível normal para alagar cada rua - e o que a comunidade constatou na prática. “Um estudo planejado, com engenheiros, não importa quanto vai custar, tem que fazer. Olha o que aconteceu em Dom Joaquim, quantas pessoas foram pegas de surpresa. Quantas pessoas na Santa Rita que levantaram tudo porque a cota era 8 m e deu 8,96m, e a água não chegou nem na rua”, disse. “Enquanto no Guarani, onde a cota era 9,5, deu 8,96 e botou 70 cm de água na casa da pessoa”, comparou. 

Em aparte, o vereador Valdir Hinselmann (PL) informou que o assunto já está sendo tratado pela Defesa Civil e que o coordenador Edevilson Cugiki estará no bairro Dom Joaquim para iniciar o levantamento e atualização das cotas. Pirola ainda sugeriu a instalação de placas nas ruas que informem as respectivas cotas.  

Jardim Maluche

Ele apresentou imagens da rua Francisco Sassi, no Jardim Maluche, onde a pista da margem direita da via desbarrancou. “Ela está caindo, hoje de manhã ainda caiu um pedaço. Os moradores estão muito preocupados, porque se vier mais uma cheia agora, e é pra vir uma forte chuva até quinta, se cair mais um pedaço dessa via, eles vão ficar sem acesso às suas casas”, alertou, ao solicitar providências da administração municipal.

Beira Rio

O vereador também apresentou imagens da margem esquerda da Beira Rio, a avenida Governador Luiz Henrique da Silveira, no trecho próximo ao supermercado Bistek. “É um trecho de no mínimo 200 m só de área destruída. A gente não sabe como está o restante da avenida. Quanto tempo vai levar pra fazer a recuperação desta área? As pessoas já estavam acostumadas a usar a margem esquerda. Nós vimos o caos que se tornou o trânsito de Brusque com a falta de utilização da Beira Rio”. Por fim, Jean pediu que os vereadores angariem recursos com deputados para a reparação dos danos causados em Brusque.

Texto: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://bnbrasil.com.br/.
BN Brasil Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp