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23/11/2023 às 17h58min - Atualizada em 23/11/2023 às 17h58min

Professora e diretor recebem comenda legislativa por projeto da EEF Dr. Carlos Moritz

Joana Bertoldi e Thiago Alessandro Spiess, respectivamente professora e diretor da Escola de Ensino Fundamental Dr. Carlos Moritz, no Zantão, foram homenageados na Câmara Municipal por implantar no educandário o projeto “O desenvolvimento do Pensamento Computacional e o Raciocínio Lógico na Educação Infantil”. A Comenda do Mérito Educativo foi entregue aos profissionais na sessão desta terça-feira, 21 de novembro, por proposição dos vereadores Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos), e Ricardo Gianesini, o Rick Zanata (Patriota).
 
  No Requerimento nº 92/2023, os parlamentares anotaram que “a iniciativa educacional surgiu para sanar dificuldades no ensino da matemática, trazendo à sala de aula a linguagem da programação e da robótica, com vistas a contribuir, de forma lúdica e inovadora, com o desenvolvimento do pensamento computacional e do raciocínio lógico dos alunos”. 
 
Aplicado em 2022 com 50 crianças de quatro a seis anos, o projeto foi reconhecido nacionalmente pelo Prêmio Educador Transformador, quando conquistou o primeiro lugar dentre outros 255 projetos pré-selecionados na categoria Educação Infantil. A premiação recebeu, ao todo, quase três mil inscrições de todo o país, em sete categorias, e os vencedores foram anunciados em evento no mês de maio deste ano, em São Paulo (SP).
 
“Eu não tenho palavras para expressar a gratidão que tenho por ter recebido um prêmio, principalmente porque não era somente eu, professora Joana, que estava lá, mas toda uma rede. Se a gente tem hoje a Educação que a gente tem, é por causa das políticas públicas muito bem-feitas da nossa rede e pelos profissionais que estão dentro da sala de aula representando e em todo momento buscando o melhor para os seus alunos”, declarou a homenageada. 
 
“Mais do que um projeto aqui condecorado, esse trabalho representa a mudança de uma cultura metodológica na escola Carlos Moritz, assim como em toda a rede municipal, evidenciando que a integração do pensamento computacional e da robótica educacional não apenas impulsionou o desempenho acadêmico dos alunos, mas também promoveu uma transformação no ensino, mudando a maneira como abordamos a educação”, declarou Spiess, que enalteceu as contribuições de Zanata e da então secretária municipal de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, para a materialização da proposta.

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