BN Brasil Publicidade 1200x90
28/11/2023 às 07h44min - Atualizada em 28/11/2023 às 07h44min

OPINIÃO PÚBLICA NÃO INTERESSA: Barroso diz que opinião pública não aferi prestígio de Tribunal

Em discurso na 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, falou sobre "populismo autoritário", "ameaças institucionais" e "ataques" ao STF "e seus ministros". A cerimônia ocorreu nesta segunda-feira, 27.

Na declaração, Barroso destacou que "faz parte da vida de um tribunal independente e corajoso desagradar" os cidadãos, logo, "o prestígio de um tribunal não pode ser aferido em pesquisa de opinião pública".

O ministro listou as tais "ameaças", como o "negacionismo ambiental, negacionismo em relação à pandemia, no aparelhamento de instituições de Estado, em ataques ao Supremo Tribunal Federal e seus ministros".

"O problema do populismo autoritário é o seu caráter anti-institucional sob o argumento de que as instituições representam as elites e o caráter anti pluralista", disse Barroso. "Só nós [STF] representamos o povo, ninguém tem o monopólio da representação do povo, o povo é plural."

Barroso disse que "faz parte da vida a divergência". Mas enfatiza: "A crítica, porém, é diferente do comportamento destrutivo às instituições".

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://bnbrasil.com.br/.
BN Brasil Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp