A rainha da Dinamarca, Margrethe II (foto), de 83 anos, anunciou neste domingo, 31, que irá abdicar do trono depois de 52 anos como monarca do país. Ela será sucedida pelo fillho mais velho, o príncipe Frederik.
O anúncio foi feito no tradicional discurso televisivo de fim de ano da rainha.
Depois da morte de Elizabeth II, Margrethe II se tornou a monarca viva com mais tempo de reinado e a única mulher à frente de uma casa real na Europa.
Em seu discurso, a rainha afirmou que uma cirurgia nas costas, realizada em fevereiro e considerada bem-sucedida, a fez pensar no futuro .
“A cirurgia naturalmente me levou a pensar sobre o futuro, se havia chegado a hora de passar a responsabilidade para a próxima geração. Decidi que agora é o momento certo. Em 14 de janeiro de 2024, 52 anos após eu suceder meu amado pai, vou abdicar do trono como rainha da Dinamarca”, afirmou.
Não é comum um monarca decidir pela abdicação do trono na Europa. Margrethe II já havia dito publicamente não ter intenções de abandonar o trono e afirmou que a condição de rainha “era um dever para toda a vida”.
Frederik, de 55 anos, assumirá o trono no mesmo dia da abdicação da mãe, depois de um Conselho de Estado, e reinará com o nome de Frederik X.
“Esta noite quero sobretudo agradecer, agradecer o apoio e carinho que recebi ao longo dos anos”, disse a rainha. No discurso ela pediu ainda “a mesma confiança e afeto” para o futuro rei e sua mulher, a princesa Mary.