Na sessão desta terça-feira, 25 de junho, o vereador Rogério dos Santos (Republicanos) voltou a cobrar do Poder Executivo melhorias no transporte universitário de estudantes de Brusque para cidades vizinhas. Em fevereiro deste ano, ele apresentou um requerimento ao prefeito André Vechi (PL) solicitando que o referido transporte contemplasse mais paradas: em Blumenau, na Unisociesc e no Bloco 3 da Furb; e em Gaspar, no IFC.
Ele apontou que estudantes estão enfrentando riscos à segurança para se deslocarem até os pontos de parada disponíveis. Santos pediu sensibilidade ao prefeito e à secretária municipal de Educação quanto ao assunto: “Parece que o que eles alegam é que o contrato entre o município e a concessionária — o Nosso Brusque, não contempla essas universidades. Vamos mudar o contrato! Simples assim. Não podemos deixar as alunas caminharem à noite até o outro ponto para que sejam contempladas com o transporte para Brusque”, declarou.
“E, simplesmente agora, colocaram no grupo dos universitários que, a partir do dia 1º até o dia 5 de julho, não tem mais ônibus. O que é isso? E quem faz mestrado, doutorado, cursos intensivos, vai de que? De Uber, de taxi?”, manifestou ainda.
Antes de encerrar, o vereador leu o relato de uma estudante enviado a ele: “Minha irmã e outras meninas andam 22 minutos da Unisociesc até o local em que o ônibus passa, às 22h, em locais mal iluminados. Às vezes, tem que sair mais cedo da aula para não perder o ônibus, passam por bastante moradores de rua e já sofreram assédio”, compartilhou. “Depois de acontecer, não adianta reclamar. Está em vossas mãos, senhor prefeito e secretária de Educação. Que vocês resolvam essa situação da forma mais urgente possível”, reivindicou Rogério.