Jorginho Mello encontra Gilberto Kassab para falar de aliança em 2026
Por Upiara Boschi
07/12/2024 18h23 - Atualizado em 07/12/2024 às 18h23
Enquanto PL e PSD vivem às turras em diversas cidades de Santa Catarina, o grupo pessedista que deseja aproximar os dois partidos de olho em 2026 botou o bloco na rua. Topázio Neto (PSD) e Paulo Bornhausen (PSD) levaram o governador Jorginho Mello (PL) para um encontro com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, em São Paulo.
A reunião aconteceu na terça-feira e teve como objetivo quebrar o gelo entre Jorginho Mello e Gilberto Kassab. Topázio e Bornhausen apresentaram o exemplo de Florianópolis como um exemplo de aliança bem sucedida entre PSD e PL, com a vitória em primeiro turno da chapa liderada pelo atual prefeito, com a vereadora Maryanne Mattos (PL) como vice-prefeita.
Topázio e Bornhausen defendem que o PSD esteja alinhado à reeleição do governador Jorginho Mello. Em Santa Catarina, o partido tem como pré-candidato a governador o prefeito de Chapecó, João Rodrigues. Além disso, a disputa eleitoral entre os partidos deixou sequelas em cidades como São José, Criciúma e Balneário Camboriú.
Jorginho e Kassab falaram do cenário eleitoral em Santa Catarina e perspectivas para 2026 no Estado e no país. Foi apresentado um balanço das cidades catarinenses em que os dois partidos disputaram juntos a eleição.
Foram 20 cidades com candidato a prefeito do PL e vice do PSD, com 12 vitórias – com destaque para Tubarão, onde o deputado estadual Estêner Soratto foi eleito. A parceria com PSD na cabeça-de-chapa e vice do PL aconteceu em 11 cidades, com oito vitórias.