A confiança dos brasileiros nas Forças Armadas despencou nos últimos meses, atingindo um dos níveis mais baixos já registrados. Sete em cada dez brasileiros dizem não confiar no Exército, Marinha e Aeronáutica, segundo pesquisa Atlas divulgada pela CNN Brasil. Apenas 24% ainda demonstram confiança, enquanto 4% não souberam responder.
O levantamento foi realizado com 817 entrevistados entre 11 e 13 de fevereiro. Os participantes foram recrutados de forma aleatória na internet, e os dados foram calibrados para refletir a composição demográfica da população adulta do Brasil.
A pesquisa mostra uma queda contínua na confiança da população nas Forças Armadas desde abril de 2023, quando 46% confiavam na instituição. Em julho do mesmo ano, esse número caiu para 36%, e agora chegou a 24%.
Outras instituições
A Polícia Federal é atualmente a instituição que mais inspira confiança entre os brasileiros, com 53% de aprovação. A Polícia Militar vem logo atrás, com 50%.
Por outro lado, o Congresso Nacional é a instituição menos confiável, com apenas 9% de apoio e 82% de rejeição.
A pesquisa também investigou a opinião dos brasileiros sobre pautas em discussão no Congresso Nacional. A proposta com maior apoio é a redução de gastos públicos, com 54% a favor e 28% contra. A população se divide quanto à anistia dos presos de 8 de janeiro, com 51% favoráveis e 49% contrários. Já a tentativa de manter o controle parlamentar sobre as emendas impositivas tem apenas 32% de apoio, enquanto 83% rejeitam a ideia de reduzir o prazo de inelegibilidade dos atingidos pela Lei da Ficha Limpa.