Em agenda no Ceará nesta sexta-feira (18), o presidente Lula afirmou que será candidato à reeleição em 2026 para não entregar a Presidência “de volta para aquele bando de maluco”. Sem citar nomes, ele disse que “eles” não voltarão ao poder.
“Pode ter certeza que serei candidato para ganhar as eleições desse país. Porque eu não vou entregar esse país de volta para aquele bando de maluco, que quase destrói esse país nos últimos anos. Pode estar certo disso: eles não voltarão, não é porque Lula não quer, é porque vocês não vão deixar eles voltarem”, afirmou.
Em tom de campanha eleitoral antecipada, Lula pediu que a população “se prepare”, pois “tem muito candidato na praça”. Ele mencionou ver pesquisas diárias com diversos nomes. O presidente afirmou que só decidirá sobre sua candidatura no próximo ano, após conversar “com minha própria consciência e com vocês”.
A fala acontece no mesmo dia que Alexandre de Moraes determinou diversas medidas cautelares contra Jair Bolsonaro. O ex-presidente está usando tornozeleira eletrônica e não poderá deixar sua residência entre 19h e 7h da manhã.