Todo tirano comete erros. Ele será abandonado

Por Claudio Dantas

    06/08/2025 06h57 - Atualizado há 8 horas

    Parece que o ministro está sendo abandonado pelo sistema que o sustentou até aqui

    Todo tirano comete erros. O principal de Hitler foi invadir a União Soviética em 1941. Quanto mais tirano, mais erros. Isso ocorre porque o poder inebria e cega, distorce a realidade, alimenta a soberba. E a soberba precede a queda.

    Alexandre de Moraes cometeu o maior dos seus erros ao prender Jair Bolsonaro e está em queda livre.

    Ninguém me contou, mas eu vejo com meus próprios olhos o sistema que o sustentava, desde 2019, abandoná-lo rapidamente. Suas decisões arbitrárias em nome da “democracia” agora se revelam precárias, insustentáveis.

    O sistema está largando a mão suada de Moraes para se auto-preservar e escapar das sanções magnísticas de Donald Trump, o implacável. O sistema sempre foi covarde e entrega os anéis para salvar os dedos; a cabeça de Moraes vai numa bandeja de prata.

    A Globo demitiu suas porta-vozes e, como recado às redações, mandou vazar que está mudando a linha editorial. O isentão Eduardo Leite, mais novo pupilo de Gilberto Kassab, foi a público dizer que não gosta da ideia de um ex-presidente não poder se manifestar.

    Ronaldo Caiado, que distribuiu medalhas a ministros, diz agora que Moraes se move por vingança e que “perdeu sua condição de juiz da Corte”.

    A colunista social da Folha garante que ministros estão irritados, que consideram a decisão de Moraes “exagerada, desnecessária e frágil do ponto de vista jurídico” e que a prisão de Bolsonaro pode até ser revista!

    A cereja do bolo é ver a oposição acordar de seu sono profundo e partir para a guerrilha regimental. Deputados e senadores ocupam as mesas diretoras da Câmara e do Senado; e só sairão de lá quando Davi Alcolumbre pautar o impeachment de Moraes e Hugo Motta, a anistia.

    Eu nem falei para vocês que Moraes perdeu a disputa pelo Prêmio Jabuti!? O livro, que espelha a insana tese de perseguição e censura que nos trouxe até aqui, era cheio de erros de gramática e informação, nunca deveria ter chegado à final. Merece, como seu autor, o lixo da história.


    Notícias Relacionadas »
    BN Brasil Publicidade 1200x90
    Fale pelo Whatsapp
    Atendimento
    Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp