Após denúncias de protetores independentes de animais da cidade de Biguaçu, na Grande Florianópolis, quase 80 cachorros foram descobertos em situação insalubre em uma propriedade no bairro São Mateus, além de animais mortos dentro de um freezer e carne espalhada pelo local.
Nas imagens compartilhadas pelo deputado estadual Sérgio Guimarães, os quase 80 animais viviam em meio à carne estragada, partes de outros animais em baldes, sujeira e o mais chocante: cachorros mortos dentro do freezer de uma geladeira. Veja:
Os animais estavam sob a responsabilidade de um homem, que foi encaminhado para a delegacia pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). “A gente entende que ele quer fazer o bem, mas no final ele está prejudicando a vida desses animais e a dele próprio”, disse o vereador de São José, Vinicius Rodrigues.
Na manhã deste sábado (9), o presidente da Fundação de Meio Ambiente de Biguaçu esteve no local e disse que os animais serão hospedados em um local seguro até que eles sejam adotados. “Enquanto não houver essa adoção, a gente vai fazer a hospedagem e o acolhimento desses animais. A gente não vai se eximir em nenhum momento de tomar as providências cabíveis para o bem-estar desses animais”, disse o presidente Marcondes Rodrigues.
O deputado Sérgio Guimarães reforçou que além dos animais, o dono do local também precisa de ajuda. “Esses animais não ficarão desassistidos, assim como o dono disso aqui, que também precisa de ajuda e o poder público também vai fazer a sua parte”, ressaltou.
Por meio de nota, a Prefeitura de Biguaçu disse que dará atendimento veterinário emergencial para a avaliação e tratamento dos cães. Leia a nota na íntegra:
“Diante das imagens divulgadas nas redes sociais que mostram a situação de uma propriedade particular no interior do município, com grande número de animais e acúmulo de lixo, a Prefeitura informa que já está adotando medidas imediatas para garantir o bem-estar dos animais e a saúde pública.
Na manhã deste sábado, 09 de agosto, foram realizadas ações de limpeza e desinfecção do local, além de atendimento veterinário emergencial para avaliação e tratamento dos cães, quando necessário. Os animais receberão alimentação adequada, hidratação e cuidados sanitários, incluindo vacinação e controle de parasitas.
A Prefeitura reforça seu compromisso com a proteção animal e a qualidade de vida da população, atuando dentro dos parâmetros legais para solucionar a situação.”