O avião North American T-6D “Texan”, da Força Aérea Brasileira (FAB), foi restaurado e apresentado neste sábado (9) no Parque Leopoldo Moritz, em Brusque. A iniciativa, viabilizada pelo Programa de Adoção de Espaço Público (Lei Municipal nº 3.353/2010), contou com R$ 25 mil de recursos da iniciativa privada, coordenados por Sandro Rocha e Gerson Klaina, do Anjo da Guarda Fest.
Fabricado em 1935, o T-6D foi usado no treinamento de pilotos brasileiros, especialmente na Segunda Guerra Mundial. O exemplar está em Brusque desde 15 de abril de 1969 e agora exibe novamente as características originais da década de 1950.
O prefeito André Vechi destacou a importância cultural e turística do projeto, realizado sem custo para a prefeitura. “É um presente para Brusque e um resgate da nossa história”, afirmou.
Para o idealizador Sandro Rocha, a restauração foi urgente para preservar o patrimônio. “Foram 52 dias de trabalho intenso, totalmente custeados pela iniciativa privada”, disse.
O evento de entrega contou com show aéreo de uma aeronave semelhante, nas cores das antigas Esquadrilhas da Fumaça, que veio de Blumenau especialmente para a ocasião.