Irmão de Lula é alvo de convocação na CPMI do INSS

    20/08/2025 19h00 - Atualizado há 15 horas

    Aumento da arrecadação do sindicato chama atenção da comissão

    Horas depois da instalação da CPMI do INSS, o senador Izalci Lucas (PL-DF) protocolou um pedido de convocação para ouvir José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Lula.

    Frei Chico ocupa a vice-presidência do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), uma das entidades envolvidas no escândalo do INSS. Segundo Izalci, o irmão do presidente tem o “dever de esclarecer” o aumento da arrecadação da entidade, que saltou de R$ 23,3 milhões em 2020 para R$ 154,7 milhões em 2024.

    “A necessidade de ouvir o depoente torna-se ainda mais premente quando se constata a existência de uma grotesca anomalia administrativa que beneficiou diretamente o Sindnapi, configurando um possível caso de tratamento privilegiado e de deliberada flexibilização de normas de segurança”, disse o parlamentar do DF.

    A derrota do governo na disputa pelo comando da CPMI abriu caminho para a convocação. O senador Carlos Viana (Podemos-MG), eleito presidente da comissão, indicou o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) como relator, reforçando o controle da oposição sobre os trabalhos.

    O Planalto avalia alternativas para garantir maioria na comissão e impedir convocações que possam constranger o presidente Lula ou integrantes do governo, incluindo possíveis oitiva de familiares.

    A CPMI vai investigar o roubo dos aposentados do INSS, e a convocação de Frei Chico reforça o potencial da comissão de aprofundar a fiscalização sobre entidades ligadas a familiares de autoridades.


    Notícias Relacionadas »
    BN Brasil Publicidade 1200x90
    Fale pelo Whatsapp
    Atendimento
    Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp