Exército tem alojamentos prontos em Brasília para eventual prisão de Bolsonaro

    05/09/2025 18h26 - Atualizado há 8 horas

    Moraes decidirá se réus irão para quartéis, PF ou Papuda

    O Exército dispõe de alojamentos de estado-maior em Brasília que podem ser usados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e outros militares, caso o Supremo Tribunal Federal decida pela prisão em quartéis no julgamento da suposta trama golpista. São 20 quartos no Setor Militar Urbano, área central da capital federal, equipados com banheiro, cama, armário, mesa, televisão e frigobar.

    Atualmente, cerca de 600 organizações militares no país possuem ao menos um alojamento desse tipo para oficiais. Entre os que já estão em regime preventivo, está o general Braga Netto, detido em unidade de estado-maior no Comando da 1ª Divisão de Exército, na Vila Militar, no Rio de Janeiro. Ele responde no STF ao lado de Bolsonaro e de outros acusados.

    Segundo integrantes do Ministério da Defesa, além das instalações militares, a Polícia Federal também tem unidades disponíveis para receber os réus. Outra possibilidade é o cumprimento de pena no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, que conta com ala especial para presos de maior relevância.

    Entre os militares, a expectativa é de que todos os réus sejam punidos, inclusive o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, também réu nessa primeira fase, informou o jornal O Globo.

    O julgamento de oficiais de alta patente, como o próprio Braga Netto e o ex-comandante da Marinha Almir Garnier, afeta o “espírito de corpo” ensinado desde a formação militar. A ordem interna, porém, é manter silêncio absoluto e evitar manifestações públicas sobre o caso.

    Atualmente, além de Braga Netto no Rio, há um oficial preso em Manaus e outros em Brasília.


    Notícias Relacionadas »
    BN Brasil Publicidade 1200x90
    Fale pelo Whatsapp
    Atendimento
    Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp