13/11/2021 às 19h59min - Atualizada em 13/11/2021 às 19h59min
No Oriente Médio, Bolsonaro afirma que Brasil foi ‘atacado’ na COP26
DUBAI
O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado, 13, que o Brasil foi “atacado” durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), realizada em Glasgow, na Escócia. A declaração foi dada ao chegar no hotel em que está hospedado em Dubai, nos Emirados Árabes.
“Ali é um local onde quase todos apresentam os problemas para os outros resolverem. Você pode ver. China, Índia, EUA não assinaram nada. Nós somos os que mais contribuímos para a não emissão de gases de efeito estufa e que por vezes mais pagamos a conta, mais somos atacados”, disse. Na COP, China e Estados Unidos assinaram um acordo bilateral contra a liberação de carbono na atmosfera. A informação é da Revista Oeste.
Bolsonaro lembrou que o Brasil é responsável por 2,7% das emissões de gases estufa no mundo e acusa outras nações de fazerem pressão no país, mas não crê em algum tipo de boicote a produtos brasileiros.
“Tá bom, vão boicotar e comprar da onde? Da Lua? Só pode ser da Lua, né? De Marte, Saturno, porque não tem no mundo. Estamos caminhando para 8 bilhões de habitantes no mundo. Acho que em 2030 chegar nesse numero aí. Quase 600 milhões a mais de habitantes por ano. Então, é um número fantástico, enorme, e temos que dar conta disso. Agora, tudo é finito. Por mais que você preserve, tudo é finito”, disse.
O presidente também afirmou que o governo não tem como pagar R$ 90 bilhões de precatórios em 2022 sem furar a regra do teto de gastos. Ele avaliou que a PEC dos Precatórios, que diminuiria esse valor, é “mais difícil” de passar no Senado do que na Câmara, onde foi aprovada nesta semana.
Visita ao primeiro-ministro dos Emirados Árabes
Também neste sábado, Bolsonaro foi recebido para uma reunião bilateral com o primeiro-ministro dos Emirados Árabes e emir de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum. Ele compartilhou sua recepção nas redes sociais.
O presidente ficará em Dubai até a próxima terça-feira, depois ele segue para o Bahrein e o Catar. Ele deve retornar ao Brasil na quinta-feira.