Mesmo com mais de 5.000 mortos somente em 2023, o regime lulopetista anuncia fim da divulgação diária de dados sobre covid

    20/02/2023 07h48 - Atualizado em 20/02/2023 às 07h48
    O regime lulopetista anunciou que suspenderá a divulgação diária de dados sobre a covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, os números da doença serão atualizados apenas semanalmente. A mudança entra em vigor a partir de 3 de março.

    A pasta anunciou a alteração nas regras durante a 2ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Conforme o ministério, entidades como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) firmaram o acordo.

    “Não há mais motivo para a notificação diária”, disse Jurandi Frutuoso, secretário executivo do Conass. De acordo com o informativo, a alteração na periodicidade tem o objetivo de “otimizar” o trabalho das equipes de vigilância dos municípios, dos Estados e do próprio ministério.

    Segundo o ministério, apenas nove Estados atualizam os dados diariamente. Outros 18 Estados não informam casos e óbitos pela doença nos fins de semana. Desses, três reportam as informações uma vez por semana. A pasta não especificou, entretanto, quais unidades da Federação estão desfalcando o banco de informações.

    Para fazer o boletim nacional, o ministério depende dos dados fornecidos pelos Estados e pelo Distrito Federal, que abastecem dois sistemas da pasta: o Sivep-Gripe e o eSUS Notifica.

    “Os dados informados diariamente não permitem análises epidemiológicas, conforme solicitado pela sociedade e pelos órgãos de controle”, justificou a pasta.


    O governo Bolsonaro aplicou mais de 480 milhões de doses de vacina.

    Somente em 2023, já morreram mais de 5.000 brasileiros.

    O consórcio de imprensa que minuto à minuto divulgava mortes, já está chamando Lula de genocida?
     

     
    Notícias Relacionadas »
    BN Brasil Publicidade 1200x90
    Fale pelo Whatsapp
    Atendimento
    Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp