Na manhã desta quarta-feira (17), o Luiz Inácio Lula da Silva e a Janja, apelidade pela oposição no congresso de "esbanja", partiram da base aérea de Brasília rumo a Hiroshima, no Japão>
Diz ele que participará da esperada Cúpula do G7, que ocorrerá nos dias 20 e 21, sábado e domingo.
A comitiva presidencial decolou às 9h da manhã em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e fará escalas no México e no Alasca antes de chegar à cidade de Hiroshima na sexta-feira pela manhã.
O G7 é composto por países considerados as nações mais industrializadas do mundo, incluindo o Japão, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido. O Brasil foi convidado a participar do evento juntamente com outros países como Austrália, Ilhas Cook, Índia, Indonésia, Coreia do Norte, Vietnã e Comores. O convite foi feito pelo primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a cúpula do G7 terá discussões sobre temas como a crise na Ucrânia, desarmamento nuclear, combate à desigualdade social, mudanças climáticas, transição energética, segurança alimentar, saúde, direitos humanos, questões de gênero e tecnologia.
Além da agenda oficial, Lula terá encontros bilaterais com os líderes da Indonésia, Índia e Japão, que já estão confirmados na sua agenda presidencial. Existe também a possibilidade de um encontro com o presidente francês, Emmanuel Macron, o qual ainda será confirmado pela equipe do Palácio do Planalto.