A instalação em Florianópolis de um “ sportello consolare”, um escritório de representação do Governo Italiano, visando ampliar os serviços consulares em Santa Catarina para o próximo semestre de 2023 foi o principal encaminhamento da segunda reunião da Frente Parlamentar Santa Catarina - Itália da Assembleia Legislativa. O grupo se reuniu na manhã desta quarta-feira (24) na presidência da Casa com o secretário de Relações Internacionais do Governo do Estado, Juliano Froehner.
A notícia dessa primeira conquista foi anunciada por Froehner, que sinalizou ainda que o Governo catarinense ambiciona mais: a criação de um consulado italiano em solo catarinense para atender todos os pleitos da comunidade com descendência italiana no estado, que corresponde a 68% da população.
“Santa Catarina é um estado internacional. Por isso, o nosso objetivo é que tenhamos um consulado, que vem de encontro com as demandas da Frente”, reiterou.
Avanço
Coordenador da Frente, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) destacou que este é um avanço significativo. Ele lembrou que um dos pleitos da Frente é justamente a criação, no estado, de uma Agência Consular de Carreira. A instalação de um ‘sportello’ seria uma situação intermediária entre a atual e a de uma “agência consular de carreira” – esta pressupõe o envio, pelo Ministério, em Roma, de pessoal específico.
“ A chegada desse escritório é o primeiro passo. A expectativa é muito grande. Isso foi construído há muito tempo. Desde o meu primeiro mandato, em 2018, estamos batalhando. O Parlamento tem batalhado. Enfim, é um grande avanço sediarmos um escritório de negócios”, avaliou.
Caropreso afirmou ainda que solicitou ao secretário Froehner que a chegada do “ sportello” seja oficializada pelo governo catarinense, através de uma carta de intenções encaminhada para o Governo italiano. “ Para que tudo isso seja sacramentado”, afirmou.
Sobre a Frente Parlamentar
O objetivo da Frente Parlamentar SC-Itália é incentivar e desenvolver relações bilaterais entre os dois países, além de fomentar relações econômicas, sociais e intercâmbios educacionais.
Além de Caropreso, a frente é integrada pelos deputados Ana Campagnolo (PL), Jair Miotto (União), Marcos Vieira (PSDB), Lunelli (MDB), Paulinha (Podemos), Nilso Berlanda (PL), Volnei Weber (MDB), Matheus Cadorin (Novo), Altair Silva (PP), Napoleão Bernardes (PSD), Ivan Naatz (PL) e Luciane Carminatti (PT).