Pesquisa do instituto Real Time Big Data, feita entre quinta e sexta-feira, mostra que 77% dos brasileiros discordam das falas do presidente Lula (foto) comparando Israel ao grupo terrorista Hamas. Apenas 23% concordam com o petista.
O levantamento aponta ainda que 73% acham que o Brasil deveria classificar o Hamas como grupo terrorista, como fazem os Estados Unidos, Japão e União Europeia. Cerca de 15% discordam. 12% não souberam responder.
A pesquisa indica ainda que 66% acreditam que Israel está correto no conflito, 18% dizem que o Hamas está certo e 16% responderam que nenhum dos dois têm razão.
O levantamento, encomendado pela Record, foi feito com 2 mil pessoas em todo o país. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
No início da semana, Lula ecoou o Hamas ao dizer que as Forças de Defesa de Israel “estão matando inocentes sem nenhum critério”.
“A solução do Estado de Israel é tão grave quanto foi a do Hamas, porque eles estão matando inocentes sem nenhum critério. Joga bomba onde tem criança, onde tem hospital, a pretexto de que é um terrorista está lá, não tem explicação”, disse.