A Janja da Silva, nacionalmente conhecida como a 'deslumbrada do planalto', tornou seu perfil no Instagram privado nesta quinta-feira (13 de março de 2025), após ser alvo de críticas. Essa mudança impede que usuários que não a seguem acessem suas publicações.
Em nota oficial, Janja afirmou que os comentários em seu perfil continham ofensas, 'muitas vezes com teor criminoso, incluindo difamação, calúnia e ameaças à sua segurança e integridade'. Ela destacou a necessidade urgente de regulamentação das plataformas digitais para responsabilizar e punir crimes cometidos nesses ambientes.
A decisão de privar o perfil ocorre em meio a críticas relacionadas à transparência de suas ações no governo e aos gastos em viagens internacionais (Ela gasta mais que o Rei da Inglaterra e não quer crítica?). Recentemente, Janja cancelou sua participação na 69ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW) da ONU, em Nova York, devido a preocupações com sua popularidade e a do governo federal.
Com o perfil privado, apenas seguidores aprovados por Janja terão acesso às suas publicações. Sua equipe afirmou que novos seguidores continuarão sendo aceitos, desde que contribuam para um ambiente digital minimamente saudável.