Frio avança em SC e mínimas devem ficar abaixo de 0°C na serra, alerta Defesa Civil

    27/05/2025 11h04 - Atualizado há 1 mês

    Santa Catarina deve enfrentar uma forte onda de frio a partir de quarta-feira (28). A Defesa Civil alerta que uma massa de ar seco e polar vai derrubar as temperaturas em todas as regiões do estado, com mínimas que podem ficar abaixo de 0°C na serra e entre 1°C e 5°C nos planaltos e no Meio-Oeste.

    O frio começa pelo Oeste logo no início da tarde e se espalha para o restante do estado ao longo do dia. À noite, as temperaturas devem atingir os menores valores, especialmente nas áreas mais altas. No Litoral, as mínimas devem ficar em torno de 10°C.

    Além do frio, há risco moderado a alto para problemas de saúde, como hipotermia e agravamento de doenças respiratórias, além de congelamento de pistas e tubulações em regiões serranas.

    Possibilidade de neve

    Segundo os modelos meteorológicos, na quinta-feira (29), o frio intenso combinado com a umidade pode favorecer a ocorrência de precipitação invernal, e até neve em pontos do Planalto e do Meio-Oeste. Porém, como é um fenômeno difícil de prever com precisão, é importante acompanhar os boletins atualizados.

    O frio intenso deve seguir até o domingo (1º), principalmente durante as noites e madrugadas. Durante esse período, a formação de geada será comum em praticamente todo o estado. As temperaturas à tarde sobem um pouco, mas não devem ultrapassar os 20°C.

    Antes do frio, vem o temporal

    Antes da chegada da massa polar, o tempo muda com previsão de chuvas fortes, raios, ventos intensos e granizo isolado. A recomendação é evitar áreas alagadas, ficar longe de árvores e estruturas frágeis, e se abrigar em local seguro.

    Recomendações da Defesa Civil:

    • Proteja-se do frio, especialmente crianças, idosos e pessoas em situação de rua
    • Reforce agasalhos, cobertores e abrigo para os animais
    • Mantenha boa ventilação ao usar aquecedores, fogões e lareiras
    • Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo 199 ou os Bombeiros pelo 193

    Notícias Relacionadas »
    BN Brasil Publicidade 1200x90
    Fale pelo Whatsapp
    Atendimento
    Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp