Esperidião Amin ouviu alertas de congressistas democratas e republicanos
O senador Esperidião Amin (PP-SC) alertou nesta sexta-feira (1º) que uma nova lei em tramitação no Congresso dos Estados Unidos pode trazer consequências para a economia brasileira. A proposta, segundo ele, deve ser votada entre agosto e setembro e prevê penalidades não apenas à Rússia, mas também a países que mantêm parcerias comerciais com o governo de Vladimir Putin.
Durante entrevista ao programa ALive, Esperidião Amin, que participou da missão de senadores aos Estados Unidos para tratar da tarifa de 50% imposta por Trump aos produtos brasileiros, falou sobre os bastidores da viagem e disse que tanto parlamentares democratas quanto republicanos estão alinhados para aprovar a medida.
“O que me preocupou, e a missão inteira, é o que vem por aí. Tanto democratas quanto o contato que nós tivemos com republicanos, eles vão aprovar uma lei, não vai ser um ato do presidente da República, vão aprovar uma lei entre agosto e setembro, penalizando a Rússia e as suas parcerias”, afirmou.
Segundo o senador, o texto da lei ainda não foi divulgado, mas o Brasil pode ser diretamente afetado por causa da importação de óleo diesel e defensivos agrícolas russos.
“Por exemplo, isso é muito grave, eu não conheço o texto da lei, ela vai ser votada ainda, e os termos em que será votada eu não posso prever, mas será punindo os países que, como nós, compram óleo diesel, óleo diesel é muito importante, e para a nossa economia é vital. Defensivos agrícolas, a nossa competitividade depende da produtividade do nosso agro”, disse.
Amin reforçou que o governo e o setor produtivo precisam acompanhar de perto a tramitação da proposta para evitar prejuízos ao país.
“Nós temos que estar ligados, temos que acompanhar isso, evitar um desastre muito maior”, concluiu.
A relação entre o presidente Lula e Donald Trump não tem ido muito bem. A preocupação do senador é que a falta de diplomacia brasileira acabe afetando ainda mais a economia do país.