Rosângela da Silva, a Janja, reagiu com a frase “cadê meus vira-latas” após jornalistas perguntarem ao presidente Lula (PT) sobre o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor novas tarifas ao Brasil.
O mandatário foi abordado pela imprensa depois de um almoço com seu homólogo indonésio, Prabowo Subianto, no Palácio Itamaraty. Os dois líderes acenavam para os jornalistas, quando uma repórter perguntou: “Trump disse que vai anunciar tarifas contra o Brasil”. Lula não respondeu.
Em seguida, Janja – que vinha logo atrás do marido – se voltou para membros da equipe presidencial e perguntou: “Ai, cadê meus vira-latas? Cadê meus vira-latas?” .
O líder da oposição na Câmara, deputado Zucco (PL-RS) afirmou que o episódio "escancara o despreparo e a arrogância de quem ocupa uma função pública sem ter recebido um único voto — mas se comporta como chefe de Estado".
"Das duas, uma: ou Janja fez um ataque baixo, covarde e autoritário contra a imprensa brasileira, que cumpria seu dever constitucional ao cobrar explicações do presidente da República, ou ela insultou diretamente a gestão norte-americana, num ambiente diplomático que exigia postura, sobriedade e respeito", disse Zucco, em nota.