A construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, em Brusque, foi temporariamente paralisada para ajustes no projeto original. A decisão foi oficializada por meio de publicação no Diário Oficial dos Municípios (DOM) na última segunda-feira (14).
O documento, assinado pela fiscal da obra, Taiuane Bonomini Bianchini, justifica a interrupção devido a uma “incompatibilidade entre os projetos recebidos do governo federal e as condicionantes específicas do terreno”.
Segundo o secretário de Infraestrutura e vice-prefeito Deco Batisti, duas alterações principais estão previstas no projeto. A primeira diz respeito ao sistema de fundação: inicialmente, seriam utilizadas estacas cravadas por percussão, mas, para evitar impactos e vibrações nas residências próximas, será adotado o sistema de estacas escavadas com hélice contínua.
A segunda mudança elimina a necessidade de aterro para a implantação da estrutura. Em vez disso, a UBS será construída de forma suspensa, o que, de acordo com Deco, proporcionará melhor ventilação ao edifício.
A previsão é que a paralisação dure cerca de 15 dias, período necessário para a reformulação do projeto.
A UBS do Centro está sendo construída no loteamento Schaeffer e está a cargo da empresa Itaquá Construções, vencedora da licitação.
A pergunta é: Isso não deveria ter sido visto antes? Foi a pressa de 'vencer os moradores' e 'colocar o bosque abaixo' que provocou isso?
*Com informações do OMunicípio