BN Brasil Publicidade 1200x90
12/08/2023 às 09h23min - Atualizada em 12/08/2023 às 09h23min

FARRA COM TEU DINHEIRO: Caroneiros da FAB voam mais às sextas-feiras

O dia da semana preferido para passageiros da FAB (Força Aérea Brasileira) durante o 1º semestre de 2023 foi a 6ª feira. Foram 1.311 passageiros voando às sextas, entre ministros e suas comitivas. O 2º dia com mais passageiros é a 5ª feira, no qual 1.255 pessoas viajaram.
 
Os dados indicam a escolha de datas de viagem para coincidir com o fim de semana.



 
Uma análise da origem e do destino dos voos requisitados por ministros mostram um padrão:
 
todos os voos – 44,5% dos passageiros tiveram Brasília como cidade de origem da viagem. É natural que Brasília seja responsável por quase metade dos voos, já que é a cidade em que os ministros despacham. Outros 39,2% tem a capital federal como destino do voo, o que é explicado pelos retornos dos ministros de voos oficiais;
 
voos de 6ª feira – a proporção de passageiros saindo de Brasília aumenta para 52%. Uma parcela muito menor desses viajantes tem a capital federal como destino: apenas 22,3%. Padrão semelhante é observado nas quintas-feiras.
 
voos de 2ª feira – o padrão se inverte. Agora, só 33,6% dos voos têm Brasília como origem. É o dia de maior proporção de voos indo para a capital federal como destino: 53,1%.
 
Os dados acima indicam um padrão de ida para as cidades de residência de ministros e autoridades nos dias que antecedem o fim de semana e de volta na 2ª feira à Brasília. O voo para a residência, no entanto, não é previsto como uma das justificativas que podem ser apresentadas pelos ministros.
 
No caso de voos que contam com deputados e senadores na lista de passageiros, o dia preferido para sair de Brasília é na 5ª feira, quando as atividades no Congresso arrefecem. Mais um indicativo de que o motivo principal da marcação da data da viagem e da escolha dos caronas pode não ser viagens a serviço, mas sim o fato de os ocupantes do avião estarem indo para casa.
 
Por mais que todos os voos apresentem justificativas de compromissos oficiais, há indicativos claros de que esses compromissos são marcados por conveniência nas datas próximas de fins de semana, quando os ministros aproveitam para voltar para casa e dar carona para correligionários.
 
O QUE DIZ A REGRA
 
As prerrogativas para uso de voos da FAB por autoridades de Estado, com exceção ao presidente da República, são descritas pelo decreto 10.267, de 5 de março de 2020. Eis os principais pontos do texto:
 
quem pode pedir – ministros de Estado, o vice-presidente e os presidentes do Senado, da Câmara e do Supremo Tribunal Federal (outros ministros do STF não têm essa prerrogativa);
 
justificativa – as viagens devem ter motivo de trabalho, segurança ou razão médica;
 
acompanhantes – a comitiva deve ter “estrita ligação” com os compromissos oficiais dos ministros.


*Poder360

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://bnbrasil.com.br/.
BN Brasil Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp