O homem que matou o motociclista Henrique Freire, em Joinville, no Norte de Santa Catarina, foi preso no final da tarde desta quinta-feira (8). O motorista de 28 anos confessou o crime à Polícia Civil no momento da prisão.
Segundo o delegado Rodrigo Vicentini de Campos, as diligências foram realizadas de forma ininterrupta para identificar o suspeito. “No período da tarde, a equipe de investigação conseguiu localizar o veículo estacionado em um condomínio do bairro Glória e, de posse dessa informação, conseguiu identificar o apartamento em que o autor do homicídio se encontrava”, explica Vicentini.
Ainda de acordo com o delegado, imagens de câmeras de segurança foram analisadas para verificar o trajeto que o suspeito realizou com o veículo antes e depois do crime, que aconteceu na rua Pavão, no bairro Costa e Silva.
Segundo o delegado Eduardo Defaveri, após a prisão, ainda no apartamento do suspeito, o homem foi questionado sobre o que teria motivado o crime. “Ele falou que era uma discussão no trânsito, que teria gerado toda essa briga, e que posteriormente ele teria perseguido o indivíduo [motociclista], detalha Defaveri.
O homem ainda teria tentado contar aos policiais uma história sobre uma suposta ameaça que o motociclista teria feito a ele. De acordo com Defaveri, porém, não há elementos que comprovem a versão do motorista.
“Não ficou comprovado por todas as imagens que a gente visualizou, num trabalho de excelência aqui da Delegacia de Homicídios”, afirma o delegado.
Histórico do motorista revela outras tentativas do mesmo crime
Conforme relato do delegado Eduardo Defaveri, o motorista já tinha boletins de ocorrência registrados contra ele por situações semelhantes às que ocorreram na noite desta quarta-feira, porém sem a morte das vítimas.
“Após a identificação deste autor, nós constatamos que ele tinha, pelo menos, três passagens anteriores de tentativas de atropelamentos, com vítimas diferentes”, explica Defaveri.
“O modus operandi dele é muito característico, e hoje foi uma fatalidade, que inevitavelmente iria acontecer, após várias tentativas anteriores”, finaliza o delegado. A Polícia Civil já solicitou a prisão preventiva do motorista à Justiça, e espera que a solicitação seja aceita. O homem de 28 anos deverá responder pelo crime de homicídio doloso, quando há intenção de matar.
Motociclista morreu na hora
O motociclista Henrique Freire morreu na hora após ser arremessado a uma distância de quase 50 metros pelo automóvel. Ele ainda bateu contra um outro carro estacionado na rua Pavão.
A colisão aconteceu por volta das 23h30 desta quarta-feira. As imagens de câmeras de segurança mostram o carro perseguindo o motociclista, que é alcançado e morto atropelado.
Segundo amigos da vítima, Henrique era operador de plástico em uma fábrica de plásticos, e estava com o uniforme de trabalho no momento do acidente.