Caroline De Toni é eleita presidente da principal Comissão da Câmara Federal, a CCJ

    07/03/2024 10h40 - Atualizado em 07/03/2024 às 10h40

    Em uma derrota para o governo, a deputada Caroline de Toni (PL-SC) assumiu ontem (6) o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais poderosa da Casa. A deputada prometeu que conduzirá o colegiado de forma institucional, ouvindo todos os partidos, inclusive os da base governista.


     Caroline é a parlamentar de todo o Congresso que mais votou contra o governo nesta legislatura, conforme levantamento exclusivo do Radar do Congresso, ferramenta de monitoramento do Congresso em Foco.


    Ela votou conforme a orientação do líder do governo em apenas 28% das votações realizadas desde fevereiro de 2023. Ou seja, votou contra a recomendação governista em 72% das vezes. No índice de oposicionismo, ela está empatada com Julia Zanatta (PL-SC), que tem o mesmo percentual. Na média geral da Câmara, os deputados votaram em 80% das vezes em consonância com o governo Lula desde o início do ano passado.


    O controle da CCJ, presidida pelo petista Rui Falcão (SP) no ano passado, é estratégico para qualquer governo. Todas as propostas passam  pela comissão, que avalia se estão de acordo com a Constituição e dentro das técnicas legislativas e regimentais. Se a CCJ considerar que a proposta não pode ser admitida, por não estar adequada ao orçamento ou por ser inconstitucional, o texto é arquivado. Compete ao colegiado também dirimir eventuais disputas em torno do Regimento Interno.


    Notícias Relacionadas »
    BN Brasil Publicidade 1200x90
    Fale pelo Whatsapp
    Atendimento
    Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp