Deputado critica tentativa do presidente de jogar população contra o Congresso
O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado Fábio Schiochet (SC), afirmou nesta quinta-feira (4) que o projeto da anistia será aprovado pela Casa, apesar das críticas feitas pelo presidente Lula. Em entrevista ao programa ALive, Schiochet disse que o petista tenta jogar a população contra o Congresso ao falar em “perigo” de aprovação da proposta.
“A verdade é essa. Você falar que o Congresso não foi eleito pela periferia pra desmoralizar o Congresso? Pra desmoralizar quem vai votar? Pelo amor de Deus, já deu esse disco de tocar desde 2002, é a mesma coisa que ele fala, ele só fala isso?”, disse.
Ele comentou a fala do presidente Lula que, mais cedo, afirmou estar preocupado com a possibilidade de o Congresso aprovar uma proposta sobre a anistia aos condenados do 8 de janeiro.
“Outra coisa que nós temos que saber, se for votar no Congresso, nós corremos o risco da anistia. O Congresso, vocês sabem, sabem não é um Congresso eleito pela periferia. O Congresso tem ajudado o governo, o governo aprovou quase tudo o que o governo queria, mas a extrema-direita tem muita força ainda. É uma batalha que tem que ser feita também pelo povo”, disse Lula.
Segundo o deputado, já existe maioria consolidada para a aprovação da anistia e aproveitou para afirmar que não são partidos de extrema-direita.
“Nós vamos aprovar a anistia. Eu tava fazendo uma conta rápida aqui, vamos lá: PSD, Progressista, União Republicana e Novo. Eu conheço a realidade desses partidos. Mais ou menos, em número de votos, mais de 330 votos. A anistia vai passar. A anistia vai passar, e eu te digo mais, que isso não são partidos de extrema-direita, porque nem o PL é de extrema-direita.”
Schiochet também criticou a narrativa de que a proposta é fruto apenas da oposição bolsonarista. O parlamentar ainda respondeu às declarações do líder do governo na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias.
“E o que o líder Lindbergh falou, com todo respeito, só falou asneira, só falou besteira, só falou bobagem, sem nexo, sem nenhum tipo de cabimento do que ele vem falando, criando narrativa, que é o que eles vêm criando.”
Para Schiochet, o ambiente político favorece a votação da proposta. “Então assim, tem sim, tem clima, e vai passar a anistia dentro da Câmara dos Deputados”, concluiu.